Aprocima — retrospectiva 2005
Artigo publicado originalmente em
O Encontro, boletim informativo da
paróquia Coração Imaculado de Maria,
edição nº 18,
de dezembro de 2005
A Associação Promocional do Coração Imaculado de Maria (Aprocima) pertence a todos nós; por isso, somos co-responsáveis pelo seu bom funcionamento. Durante o ano de 2005 foram realizados diversos eventos com as crianças e jovens da entidade, os quais relatamos abaixo, para o conhecimento de todos. Esperamos que isto aumente a nossa estima pela Aprocima e nos incentive a participar cada vez mais desta obra.
MPB (abril a dezembro)
Trabalho com músicas brasileiras, desenvolvido durante todo
o ano com um tema pré-determinado, no qual as crianças pesquisam, elaboram e
apresentam seus trabalhos, após discussão em grupos. Tem por objetivo:
1) integrar a família nas atividades desenvolvidas (Nuse – Núcleos
Sócio-educativos Família-Escola);
2) desenvolver a expressão corporal e artística;
3) dar oportunidade para que os jovens reflitam sobre aspectos sociais,
culturais e políticos das letras das músicas escolhidas;
4) desenvolver o hábito e o gosto pela leitura.
Olimpíadas (maio a novembro)
Jogos envolvendo 18 ONGs da região, que tiveram sua abertura oficial no fim de abril, com o objetivo de desenvolver o conhecimento de várias modalidades esportivas, tais como futsal, vôlei, basquete, handball, queimada, e atividades recreativas com as crianças de 6 a 8 anos. O encerramento e a premiação dos primeiros colocados foram em novembro. Neste ano de 2005 a Aprocima conquistou, por pontos ganhos durante toda a olimpíada, o bicampeonato.
Vôlei feminino: medalha de ouro; vôlei masculino: prata; basquete masculino: ouro; handball masculino e feminino: ouro; futsal feminino: prata; futsal masculino: bronze; futsal masculino 95/96: prata.
Passeio histórico a Paranapiacaba (maio)
Após trabalhar com os jovens sobre preservação ambiental, enfocando a água como tema central, o grupo foi a Paranapiacaba de trem, onde apreciou todo o acervo histórico e arquitetônico da cidade e, seguindo a pé até Cubatão, teve contato com a natureza, valorizando a importância da preservação da flora, da fauna e da água da região.
Encontro cultural (setembro)
Trabalho realizado com os jovens com o objetivo de desenvolver o conhecimento da cultura do país, do estado e da cidade onde vivemos. O tema de 2005 foi o resgate das festas folclóricas religiosas do país, com destaque especial para as congadas. Em sala de aula se trabalhou, primeiro, o conceito da congada: dança em que os escravos agradeciam aos santos a boa colheita e que também tinha como finalidade treinar para a luta. Hoje, a congada se restringe ao aspecto folclórico religioso, tendo como padroeiros São Benedito e Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, os jovens confeccionaram mastros, vestimentas e instrumentos usados na congada. Partiram, então, para o ensaio da dança que seria apresentada no Encontro Cultural das 18 ONGs da região, que ocorreu no campus da Unip da Marquês de São Vicente.
Teatro Cacilda Beker (abril e outubro)
Os jovens da Aprocima assistem a duas peças de teatro por ano, graças ao empenho da entidade, apoiada pelo jornal Folha de S. Paulo, que oferece o transporte até o teatro, os ingressos e um lanche. Este incentivo cultural enriquece a formação educacional dos jovens.
Semana da criança (outubro)
Em outubro a semana da criança foi comemorada com
eventos recreativos como:
1) gincanas (corrida do saco, ovo na colher, corrida do tênis, água na
garrafa, barriga de bexiga);
2) danças (músicas variadas com apresentações coreográficas);
3) artes (biscuit, pipas, catavento, recortes e colagem, painel de pinturas);
4) pintura em tecido (cada criança expressou seu sentimento num recorte
de tecido, depois unidos na confecção de uma colcha);
5) lanche comemorativo.
Primeira Eucaristia (novembro)
No dia 20 de novembro, às 16 horas, 16 crianças receberam a Eucaristia pela primeira vez, preparadas pela professora Leila. As famílias dessas crianças estiveram presentes e o padre Cássio dirigiu a todos com muito carinho.
Festa de Natal (dezembro)
Realizada em 17 de dezembro, com a colaboração dos paroquianos, que vestiram cada uma das 160 crianças e jovens da entidade. A festa foi iniciada com uma missa na paróquia e depois, na Aprocima, houve um farto lanche, brincadeiras e distribuição dos presentes.
Agradecemos a todos que colaboraram para a realização de
todos esses eventos e pedimos a Deus que em 2006 possamos contar novamente
com essa ajuda, para que a obra continue a ser mais um sinal de Deus no
mundo.